Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A dor da perda

Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. "Será que é Noemi? ", perguntavam as mulheres.
Mas ela respondeu: "Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!
De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça! "
Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.
Rute 1:19-22

Como dói perder alguém. Quanto mais perder o cônjuge e dois filhos. Foi exatamente o que aconteceu com Noemi. Como lidar com isso?

Não há uma fórmula mágica, um conselho que seja suficiente para aplacar a dor. Creio que diante da perda da pessoa amada só restam duas coisas: sofrer e orar.

Sofrer, encarar a dor e reconhecer o quanto dói não ter mais quem se ama. Chorar diante de Deus e viver o luto. Colocar para fora o sentimento que nos machuca. Mas, ao mesmo tempo, continuar confiando em Deus e na sua graça, no seu amor.

Mesmo ferida, a ponto de mudar seu nome para Mara (amarga), Noemi não abandonou sua fé no Senhor. Quando Rute lhe contou o que Boaz havia feito, veja o que Noemi, mesmo em meio ao luto, declarou:

E Noemi exclamou: "Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso com os vivos e com os mortos! "
Rute 2:20

Não sei o que vc tem vivido. Não sei a origem dessa dor que parece consumir sua alma. Sei apenas que não durará para sempre. Por isto, chore, sofra, derrame-se em lágrimas diante do Senhor Jesus Cristo, clame por sua misericórdia e saiba:

Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.
Salmos 30:5

Paz!

Pr. Nill.


9 comentários:

  1. Graça e Paz pastor!

    Esse trecho da Palavra é realmente tremendo!
    Muito me anima quando leio, pois a dor da perda é algo sem explicação, simplesmente sentimos e pedimos a Deus que amenize.
    Fico maravilhada em ver a história de Noemi, que para mim é uma das heroínas da fé mencionadas na Bíblia, principalmente quando pede para chamarem-na de Mara! Penso eu que ela pediu para que a chamassem desta forma não somente pelo momento de tristeza, mas também por acreditar que depois disto viria a doçura (como exposto no livro de Êxodo 15:25) da vida que o Senhor lhe proporcionaria, graças a sua fé inabalável!
    Que Deus o capacite cada vez mais e continue a lhe usar em suas palavras pastor!

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz,
    em uma situaçao dessa somente DEUS para consolar o nosso coraçao. A dor e a saudade pela falta daqueles que partiram é inevitável, porem só sentimos falta daquilo que é bom .
    A palavra de Deus diz que Cristo veio para consolar os que choram (Isaias 61),e em Cristo temos a esperança de que os veremos novamente.
    Aceitar uma perda nao quer dizer que a pessoa não faça falta e nem porque não sentimos saudade dela, mas porque ela está junto do Pai.
    "O justo, porém, ainda que morra prematuramente, encontrará descanso".
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. E tambem espero que esteja sendo ainda mais abençoado através daquele livro. Fique na PAZ em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindas palavras...OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Paz Pr.Nill, venho também lhe agradecer por suas palavras,que como sempre abençoadas por Deus.E que Deus continue lhe abençoando sempre,pois és um instrumento poderoso nas mãos dele.Sò Deus mesmo pra nos consolar nesses momentos tão difíceis,muito obrigado e fique na Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Nessas horas faltam palavras para falar alguém que perdeu uma pessoa querida..Só podemos dizer que confie em Deus, e em Jesus, pois essa pessoa estará em sua companhia.
    Priscilla-cilla faço minhas as palavras do Pastor Nill pra você!
    que a Paz e o Amor de Jesus esteja sempre conosco!

    ResponderExcluir
  7. muito dicifil mesmo pessoa passa dor e deus pode consola filhos momento a perda e mais perder fe nunca paga isso com senhor jesus cristo.eu sei uma coisa eu ja sofri por alguem eu achava eu amava tanto e depois coisa estava dando certo entre nos,ele terminou comigo e falando estava amava outra pessoa.eu chorei muito mesmo e esse momento eu pedi deus nao sofre por ele,deus da força momento de sofrimento eu agradeço jesus nao perde fe dele,nao troco nada sem jesus cristo,e seguir andando minha vida com deus,eu amo tanto deus e deus pode ajuda gente todo momento aflito e angustia.eu glorio a deus tudo e ele minha vida,amem!abraçao pastor e tenha semana bençao ta!

    ResponderExcluir
  8. Eu acreditei no amor de uma pessoa que preferiu acreditar no pai da mentira e me deixou sofrendo mais Deus me abriu os olhos eu amava demais ela mais ela foi enganada pela própria mãe que inventou mentiras pra nos separar mais disso tiro a licão amei não me arrependo mais ter cuidados sempre pq as vezes existem muitas princesas na pela de dragão dentro da própria igreja Deus em d6e animo e me mande a pessoa que em fara sua metade e não crer em uma inverdade qie se quer tive o direito de me defender pedindo um capitulo pra ler a bíblia abrazos ao pr Nill e Rosa de paula que em ajudou muito.Em nome de jesus ainda acredito que só o amor muda o que já se fez

    ResponderExcluir
  9. Silvio Carlos;
    Deus tira pessoas ruins da nossa vida, para dar espaço
    para pessoas boas entrarem;
    veja o que diz a BÍBLIA:
    enganoso é o coração, mais do que todas as coisas
    e perverço; quem o conhecerá? Jeremias 17.9
    obs:só o amor muda o que já se fez, a força da paz junta todos
    outra vez, A PAZ (Nando-roupa nova) não se esqueça dos créditos (rsrs)
    obrigada Pastor NILL;
    Graça e Paz do SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.